O valor dos imóveis em Porto Alegre avançou 14% em 2013, e os preços devem continuar avançando em 2014, projetam segundo especialistas e profissionais do setor.
Uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômica mostrou que o aumento na capital gaúcha tenha sido um pouco maior do que a média de 13,7% nas 16 cidades pesquisadas, o custo médio do metro quadrado de uma residência em Porto Alegre, de R$ 4.843, está abaixo do nacional, de R$ 7.303.
O ritmo do mercado imobiliário no país está ligado diretamente aos dados de emprego e renda, que mostraram melhora na vida dos brasileiros com crescimento de salário. Na capital gaúcha o salto maior do preço dos imóveis seria impulsionado pelos baixos índices de desemprego na Grande Porto Alegre.
Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado (Sinduscon/RS), Ricardo Sessecolo, o mercado de imóveis novos deve se manter aquecido em 2014. O motivo seria a menor oferta de casas e apartamentos para comprar e o preço de imóveis novos deve subir em ritmo diferente conforme a região da cidade.
Os bairros que terão alta mais expressiva Petrópolis, Bela Vistam e Higienópolis, há poucos terrenos disponíveis e houve reajustes. Bairros mais afastados do centro da cidade terão preços mais acessíveis.