Brasil liderou valorização de imóveis do mundo durante 5 anos consecutivos

Home/Geral/Brasil liderou valorização de imóveis do mundo durante 5 anos consecutivos

Nos últimos cinco anos, nenhum lugar do mundo viveu valorização imobiliária tão grande como no Brasil. O preço médio dos imóveis brasileiros subiu 121,6% no período pós-crise de 2008. Atualmente com a economia em desaceleração, o Brasil cai para o décimo lugar em valorização no acumulado em dois anos e está em um modesto 22.º lugar no último semestre de 2013.

Em 2008, o mundo presenciou a maior crise econômica em décadas e o setor imobiliário dos Estados Unidos estava na raiz do problema. O diagnóstico fez com que medidas coordenadas fossem tomadas ao redor do mundo. Foi neste momento que a valorização do mercado imobiliário brasileiro superou mercados aquecidos, como o de Hong Kong.

A forte alta no Brasil ocorreu especialmente entre 2008 e o início de 2011, quando a valorização anual dos imóveis permaneceu sistematicamente acima de 20%. Nos trimestres seguintes, o ritmo desacelerou para perto de 15% e a subida reduziu ainda mais o passo para o patamar dos 9% no ano passado. Nos últimos 12 meses, a alta de preços no Brasil foi de 7,1%, o 16.º maior resultado da pesquisa do BIS. Em seis meses, a valorização foi de 4,6%, a 22.ª maior alta do mundo.

Atualmente o mercado imobiliário brasileiro passa por um período de adaptação com o menor crescimento da economia, sendo esta necessária para elevar a sustentabilidade do setor.

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Leave a Comment