Custos no mercado imobiliário do Brasil geram temores de uma bolha imobiliária

Home/Geral/Custos no mercado imobiliário do Brasil geram temores de uma bolha imobiliária

bolha imobiliáriaUma série de economistas tem alertado sobre uma bolha imobiliária no Brasil que pode influenciar a economia da América Latina. Desde 2008 os preços dos imóveis triplicaram. Em cidade como Rio de Janeiro e São Paulo subiram até 243%, isso sem que houvesse uma mudança significativa que justifique os aumentos.
Segundo o Fipe-Zap – índice de habitação do Brasil – os preços subiram mais rápido que durante a bolha imobiliária dos Estados Unidos. Poucos acreditam que as consequências sejam as mesmas que nos EUA onde os preços reais das casas subiram muito antes de cair 40%.
No Brasil há muitas para os imóveis terem supervalorizado. Na última década houve um surto de crescimento impulsionando salários e o produto interno bruto nominal per capita subiu aproximadamente 50% desde 2008. Os juros com baixas taxas e a maior concorrência no setor bancário estimularam os empréstimos, permitindo a hipoteca.
Segundo o Banco Central, até o final de 2013 o financiamento imobiliário total havia aumentado para R$395bn, o que equivale a 8,2% do PIB, acima dos 6,8% em 2012. O governo está pressionado os bancos estatais para manter os empréstimos com taxas baixas para estimular a economia.
Para especialistas mais otimistas, o risco de uma bolha generalizada é baixo uma vez que a natureza do sistema bancário no Brasil é conservadora, há elasticidade. Os preços já começaram a estagnar em algumas regiões, é possível que haja bolhas localizadas, especialmente em imóveis comerciais.

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Leave a Comment